8º ANO
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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Números
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Notação científica.
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(EF08MA01) Efetuar cálculos com
potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação
de números em notação científica.
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Potenciação e radiciação.
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(EF08MA02) Resolver e elaborar
problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar
uma raiz como potência de expoente fracionário.
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O princípio multiplicativo da
contagem.
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(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação
do princípio multiplicativo.
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Porcentagens.
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(EF08MA04) Resolver e elaborar
problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias
digitais.
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Dízimas periódicas: fração
geratriz.
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(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração
geratriz para uma dízima periódica.
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Álgebra
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Valor numérico de expressões
algébricas.
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(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor
numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
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Associação de uma equação linear de
1º grau a uma reta no plano cartesiano.
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(EF08MA07) Associar uma equação
linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
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Sistema de equações polinomiais de
1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.
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(EF08MA08) Resolver e elaborar
problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados
por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
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Equação polinomial de 2º grau do
tipo ax2 =
b.
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(EF08MA09) Resolver e elaborar, com
e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações
polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.
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Sequências recursivas e não
recursivas.
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(EF08MA10) Identificar a
regularidade de uma
sequência numérica ou
figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por
meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
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Variação de grandezas: diretamente proporcionais,
inversamente proporcionais ou não proporcionais.
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(EF08MA12) Identificar
a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente
proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio
de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA13) Resolver e elaborar
problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais,
por meio de estratégias variadas.
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Geometria
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Congruência de triângulos e demonstrações de propriedades
de quadriláteros.
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(EF08MA14) Demonstrar propriedades de
quadriláteros por meio
da identificação da congruência
de triângulos.
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Construções
geométricas: ângulos de 90°, 60°,
45° e 30° e polígonos regulares.
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(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares
de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
(EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um
algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área,
a partir da medida do ângulo central e da utilização de
esquadros e compasso.
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Mediatriz e bissetriz como lugares
geométricos: construção e problemas.
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(EF08MA17) Aplicar os conceitos de
mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.
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Transformações geométricas:
simetrias de translação, reflexão e rotação.
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(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por
composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso
de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
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Grandezas e medidas
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Área de figuras planas
Área do círculo e comprimento de sua circunferência
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(EF08MA19) Resolver e elaborar
problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como
determinar medida de terrenos.
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Volume de cilindro reto
Medidas de capacidade
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(EF08MA20) Reconhecer a
relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro
e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do
volume de recipiente
cujo formato é o de um bloco retangular.
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Probabilidade e estatística
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Princípio
multiplicativo da contagem
Soma das probabilidades de
todos os elementos
de um espaço amostral
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(EF08MA22) Calcular a probabilidade
de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio
multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os
elementos do espaço amostral é igual a 1.
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Gráficos de barras, colunas, linhas
ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado
conjunto de dados
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(EF08MA23) Avaliar a adequação de
diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma
pesquisa.
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Organização dos dados de uma
variável contínua em classes
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(EF08MA24) Classificar as
frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que
resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
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Medidas de tendência central e de
dispersão
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(EF08MA25) Obter os valores de
medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e
mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a
dispersão de dados, indicada pela amplitude.
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Pesquisas censitária ou
amostral
Planejamento e execução de pesquisa
amostral
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(EF08MA26) Selecionar
razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam
a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a
seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual
simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA27) Planejar e executar
pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os
gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos
como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
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Habilidades 8º ano
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