9º ANO
|
||
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
Números
|
Necessidade dos números
reais para medir qualquer segmento de reta.
Números irracionais: reconhecimento
e localização de alguns na reta numérica.
|
(EF09MA01) Reconhecer
que, uma vez fixada uma unidade de
comprimento, existem segmentos de reta
cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma
a medida de cada lado
como unidade).
(EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
|
Potências com expoentes negativos e fracionários.
|
(EF09MA03) Efetuar cálculos com
números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
|
|
Números reais: notação científica e
problemas.
|
(EF09MA04) Resolver e elaborar
problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes
operações.
|
|
Porcentagens: problemas que
envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
|
(EF09MA05) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de
percentuais sucessivos e
a determinação das
taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
|
|
Álgebra
|
Funções: representações numérica,
algébrica e gráfica.
|
(EF09MA06) Compreender as funções
como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas
representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para
analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
|
Razão entre grandezas de espécies
diferentes.
|
(EF09MA07) Resolver problemas que
envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade
e densidade demográfica.
|
|
Grandezas diretamente proporcionais
e grandezas inversamente proporcionais.
|
(EF09MA08) Resolver e elaborar
problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre
duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e
taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
|
|
Expressões algébricas:
fatoração e produtos notáveis.
Resolução de equações polinomiais do 2º grau
por meio de fatorações.
|
(EF09MA09) Compreender os processos
de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os
produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais do 2º grau.
|
|
Geometria
|
Demonstrações de relações entre os
ângulos formados por retas
paralelas intersectadas por
uma transversal
|
(EF09MA10) Demonstrar relações
simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma
transversal.
|
Relações entre arcos e ângulos na
circunferência de um círculo
|
(EF09MA11) Resolver problemas por
meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos
inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
|
|
Semelhança de triângulos
|
(EF09MA12) Reconhecer as condições
necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
|
|
Relações métricas no
triângulo retângulo
Teorema de Pitágoras:
verificações experimentais e demonstração
Retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais
|
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do
triângulo retângulo, entre
elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de
Pitágoras ou das
relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
|
|
Polígonos regulares
|
(EF09MA15) Descrever, por escrito e
por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono
regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como
também softwares.
|
|
Distância entre pontos no plano
cartesiano
|
(EF09MA16) Determinar o ponto médio
de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as
coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e
utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros
e áreas de figuras planas construídas no plano.
|
|
Vistas ortogonais de figuras
espaciais
|
(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse
conhecimento para desenhar
objetos em perspectiva.
|
|
Grandezas e medidas
|
Unidades de medida para
medir distâncias muito grandes e muito pequenas
Unidades de medida utilizadas na
informática
|
(EF09MA18) Reconhecer e empregar
unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais
como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de
células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
|
Volume de prismas e cilindros
|
(EF09MA19) Resolver e elaborar
problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos,
inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
|
|
Probabilidade e estatística
|
Análise de probabilidade de eventos
aleatórios: eventos dependentes e independentes
|
(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes
e dependentes e calcular a
probabilidade de sua ocorrência, nos dois
casos.
|
Análise de gráficos divulgados pela
mídia: elementos que podem
induzir a erros
de leitura ou de interpretação
|
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes
propositadamente, erros de leitura, como
escalas inapropriadas,
legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes
(fontes e datas), entre outros.
|
|
Leitura,
interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de
colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e
de setores e gráficos pictóricos
|
(EF09MA22) Escolher e construir o
gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas
eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando
aspectos como as medidas de tendência central.
|
|
Planejamento e execução de pesquisa
amostral e apresentação de relatório
|
(EF09MA23)
Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade
social e comunicar os resultados
por meio de relatório
contendo avaliação de medidas de tendência central e
da amplitude, tabelas e gráficos
adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
|
Habilidades 9º ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário