6º ANO
|
||
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
Números
|
Sistema
de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de
números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
|
(EF06MA01) Comparar,
ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de
numeração decimal, como o que prevaleceu
no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo
a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do
zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números
racionais em sua representação decimal.
|
Operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais.
Divisão
euclidiana.
|
(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
|
|
Fluxograma para
determinar a paridade de um número natural.
Múltiplos
e divisores de um número natural.
Números
primos e compostos.
|
(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número
natural qualquer é par).
(EF06MA05) Classificar
números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números,
expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e
estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3,
4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
(EF06MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor.
|
|
Frações:
significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e
subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de
frações.
|
(EF06MA07) Compreender,
comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e
resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA08) Reconhecer
que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária
e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA09) Resolver e
elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo
resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA10) Resolver e elaborar
problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na
representação fracionária.
|
|
Operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números
racionais.
|
(EF06MA11) Resolver e elaborar
problemas com números racionais positivos na representação decimal,
envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de
estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar
a razoabilidade de respostas, com
e sem uso de calculadora.
|
|
Aproximação de números para
múltiplos de potências de 10.
|
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência
de 10 mais próxima.
|
|
Cálculo de porcentagens por
meio de estratégias
diversas, sem fazer
uso da “regra
de três”.
|
(EF06MA13) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade,
sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
|
|
Álgebra
|
Propriedades da igualdade
|
(EF06MA14) Reconhecer que a relação
de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou
dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para
determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
|
Problemas que tratam da partição de
um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes
e o todo.
|
(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão
entre as partes
e entre uma das partes
e o todo.
|
|
Geometria
|
Plano cartesiano: associação dos vértices
de um polígono a pares ordenados
|
(EF06MA16) Associar pares ordenados
de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a
localização dos vértices de um polígono.
|
Prismas e pirâmides: planificações
e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas)
|
(EF06MA17) Quantificar e
estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e
pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e
desenvolver a percepção espacial.
|
|
Polígonos: classificações quanto ao
número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e
perpendicularismo dos lados.
|
(EF06MA18) Reconhecer,
nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e
classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no
plano como em faces de poliedros.
(EF06MA19) Identificar
características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos
lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar
características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a
ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
|
|
Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras
planas em malhas quadriculadas.
|
(EF06MA21) Construir figuras planas
semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas
quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
|
|
Construção de retas paralelas e
perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares.
|
(EF06MA22) Utilizar
instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares
para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de
quadriláteros, entre outros.
(EF06MA23) Construir algoritmo para
resolver situações passo
a passo (como
na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto
no plano segundo
pontos de referência e
distâncias fornecidas etc.).
|
|
Grandezas e medidas
|
Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.
|
(EF06MA24) Resolver e elaborar
problemas que envolvam as
grandezas comprimento, massa, tempo,
temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos
formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que
possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
|
Ângulos: noção, usos e medida.
|
(EF06MA25) Reconhecer a
abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA26) Resolver
problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em
situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou
tecnologias digitais.
|
|
Plantas baixas e vistas aéreas.
|
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar
plantas baixas simples de residências
e vistas aéreas.
|
|
Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado.
|
(EF06MA29) Analisar e descrever
mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou
reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o
perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
|
|
Probabilidade e estatística
|
Cálculo de
probabilidade como a razão entre o
número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral
equiprovável.
Cálculo de probabilidade por meio
de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e
probabilidade frequentista).
|
(EF06MA30) Calcular a probabilidade
de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária,
decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por
meio de experimentos sucessivos.
|
Leitura e interpretação de tabelas e gráficos
(de colunas ou barras simples
ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas
|
(EF06MA31) Identificar
as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e
datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e
resolver situações que envolvam
dados de pesquisas sobre contextos
ambientais, sustentabilidade,
trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia
em tabelas e em diferentes tipos
de gráficos e redigir textos escritos
com o objetivo de sintetizar conclusões.
|
|
Coleta de dados,
organização e registro
Construção de diferentes tipos de
gráficos para representá-los e interpretação das informações
|
(EF06MA33) Planejar e coletar dados
de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso
de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das
informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
|
|
Diferentes tipos de representação
de informações: gráficos e fluxogramas
|
(EF06MA34) Interpretar e
desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos
representados (por exemplo, posição
de cidades considerando as estradas que as
unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
|
Habilidades 6º ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário