7º ANO
|
||
UNIDADES TEMÁTICAS
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
Números
|
Múltiplos e divisores de um número
natural.
|
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as
noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo
divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
|
Cálculo de porcentagens e de
acréscimos e decréscimos simples.
|
(EF07MA02) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e
decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e
calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
|
|
Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta
numérica e operações.
|
(EF07MA03) Comparar e
ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da
reta numérica e utilizá-los em
situações que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros.
|
|
Fração e seus significados: como
parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
|
(EF07MA05) Resolver um
mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo
de problemas que
têm a mesma
estrutura podem ser
obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
(EF07MA08) Comparar e
ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da
divisão, razão e operador.
(EF07MA09) Utilizar, na
resolução de problemas, a associação entre
razão e fração, como a fração 2/3
para expressar a razão de
duas partes de
uma grandeza para
três partes da
mesma ou três partes de
outra grandeza.
|
|
Números racionais na representação
fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.
|
(EF07MA10) Comparar e
ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.
(EF07MA11) Compreender
e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre
elas e suas propriedades operatórias.
(EF07MA12) Resolver e elaborar
problemas que envolvam as operações com números racionais.
|
|
Álgebra
|
Linguagem algébrica: variável e
incógnita
|
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para
expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(EF07MA14) Classificar
sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de
recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na
literatura.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
|
Equivalência de expressões algébricas: identificação da regularidade de uma sequência numérica
|
(EF07MA16) Reconhecer se duas
expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma
sequência numérica são ou não equivalentes.
|
|
Problemas envolvendo grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
|
(EF07MA17) Resolver e elaborar
problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a
relação entre elas.
|
|
Equações polinomiais do 1º grau
|
(EF07MA18)
Resolver e elaborar problemas que possam
ser representados por
equações polinomiais de 1º grau,
redutíveis à forma
ax + b = c, fazendo uso das propriedades
da igualdade.
|
|
Geometria
|
Transformações geométricas de
polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número
inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.
|
(EF07MA19) Realizar
transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da
multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
(EF07MA20) Reconhecer e
representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos
e à origem.
|
Simetrias de translação, rotação e
reflexão.
|
(EF07MA21)
Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias
de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de
desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos
arquitetônicos, entre outros.
|
|
A circunferência como lugar
geométrico.
|
(EF07MA22) Construir
circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e
utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam
objetos equidistantes.
|
|
Relações entre os ângulos formados por retas
paralelas intersectadas por
uma transversal.
|
(EF07MA23) Verificar relações entre
os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e
sem uso de softwares de geometria
dinâmica.
|
|
Triângulos: construção, condição de existência e soma das medidas dos
ângulos internos.
|
(EF07MA24) Construir triângulos, usando régua
e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto
à medida dos lados e verificar que a soma
das medidas dos ângulos
internos de um triângulo é 180°.
(EF07MA25)
Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas
aplicações, como na construção
de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras)
ou nas artes plásticas.
(EF07MA26) Descrever, por escrito e por meio de
um fluxograma, um algoritmo
para a construção de um
triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos
três lados.
|
|
Polígonos regulares: quadrado e triângulo equilátero.
|
(EF07MA27) Calcular medidas
de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e
estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos,
preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.
(EF07MA28) Descrever, por escrito e
por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono
regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu
lado.
|
|
Grandezas e medidas
|
Problemas envolvendo medições.
|
(EF07MA29) Resolver e elaborar
problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos
de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que
toda medida empírica é aproximada.
|
Cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais.
|
(EF07MA30) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de
medida do volume
de blocos retangulares,
envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro
cúbico).
|
|
Equivalência de área de figuras
planas: cálculo de áreas de
figuras que podem
ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente
determinadas como triângulos e quadriláteros.
|
(EF07MA31) Estabelecer
expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
(EF07MA32) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser
decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas.
|
|
Medida do comprimento da
circunferência.
|
(EF07MA33) Estabelecer o número como a razão entre a medida de
uma circunferência e seu diâmetro,
para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
|
|
Probabilidade e estatística
|
Experimentos aleatórios: espaço
amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.
|
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou
simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por
meio de frequência de ocorrências.
|
Estatística: média e amplitude de
um conjunto de dados.
|
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de
média estatística como
indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor
e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude
do conjunto de dados.
|
|
Pesquisa amostral e
pesquisa censitária
Planejamento de pesquisa, coleta e
organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das
informações.
|
(EF07MA36) Planejar e realizar
pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de
ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los
por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas
eletrônicas.
|
|
Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados.
|
(EF07MA37) Interpretar e analisar
dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender
quando é possível ou conveniente sua utilização.
|
Habilidades 7º ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário